Clube 


Nesta secção terá acesso a informações institucionais relacionadas com o elenco dos órgãos sociais, história e instalações do clube, bem como um conjunto de documentos de gestão, normativos e legislação relacionados com a nossa dinâmica.

Este site, lançado na data em que se assinala o 51.º aniversário da publicação (no então Diário do Governo) dos primeiros estatutos do Juventude Desportiva Monchiquense, para além da apresentação e divulgação das actividades que desenvolvemos, pretende neste espaço fazer uma caracterização da colectividade e criar um canal de comunicação com a comunidade.

A criação do site é uma acção prevista no Plano Estratégico JDM 2009-2013, elaborado e implementado no ciclo de gestão iniciado em 2008 a que preside Victor Santos Correia (sócio 330).

A propósito do plano estratégico do clube, o dirigente defende que «sem prejuízo da carolice individual implícita à participação nas dinâmicas associativas, quando no exercício das funções a elas inerentes é necessário ser profissinal ou agir com profissionalismo». Acrescenta ainda que, na sua opinião, o associativismo «assume-se como um importante parceiro das instituições e das famílias no desenvolvimento das comunidades, bem como um laboratório de relações, ambições e emoções, onde o altruísmo, as sinergias e a entreajuda concorrem para realizar sonhos».

A ESTRATÉGIA


Missão:
Promover o Desporto em Monchique

Visão: «O clube tem por fim facilitar o desenvolvimento físico, espiritual e educacional dos seus associados, criando para isto diversas actividades, com a prática de vários desportos, actividades culturais, exposições de letras e de artes.» (artigo 2.º dos Estatutos)


Valores:

  1. O JDM assume-se como um importante parceiro das famílias e das instituições estabelecidos na área do concelho, sendo necessário aprofundar e consolidar essas relações.
  2. Nos últimos seis anos foi introduzido um novo paradigma na gestão do JDM, marcado pela reorganização interna, pela melhoria da imagem institucional, pela diversificação e valorização da oferta desportiva e dinâmica associativa, o qual deve ser mantido e aprofundado.
  3. O JDM deve orientar a sua acção, nos seus próximos anos, para a valorização do seu património histórico, dinamização dos seus espaços, melhoria e diversificação da oferta desportiva (com especial incidência para o futebol) e dinâmica associativa e da ocupação salutar dos tempos livres dos seus associados e da população residente na sua área territorial de influência.

Plataforma de comunicação


Com a criação do site www.monchiquense.com fica concluída a plataforma de comunicação do clube, preconizando:

  • um blog (criado em Agosto de 2007);

http://jdmonchiquense.blogs.sapo.pt

  • uma publicação mensal no Jornal de Monchique (a rubrica "O 11 do JDM"; criado em Novembro de 2008;


  • uma newsletter trimestral (intitulada "O Clube da Bola"; criado em Julho de 2009).